Pantanal
Localizado no centro do continente Sul Americano, o Pantanal é uma região natural que engloba a maior superfície úmida continental do planeta. Com uma área total de aproximadamente 200.000km², o Pantanal é um mosaico biológico contendo elementos da Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco boliviano.
Esse ecossistema complexo depende de um ciclo anual de inundações. Durante a estação seca, a paisagem consiste em savanas abertas, manchas florestais e lagoas isoladas. No entanto, quando as chuvas chegam no final do ano, até 80% do Pantanal é transformado em áreas alagadas, nutrindo uma vasta coleção biológica de plantas aquáticas e ajudando a manter uma densa variedade de espécies animais.
Essa fantástica biodiversidade inclui aproximadamente 650 espécies de aves, 90 espécies de mamíferos, 50 espécies de répteis, 3500 espécies de plantas e mais de 9000 espécies diferentes de invertebrados. Entre os animais raros que habitam a planície alagável estão o cervo-do-pantanal, a ariranha, a arara-azul-grande, o lobo-guará, o tatu-canastra, a anta, a sucuri-amarela, o tamanduá-bandeira e as onças pardas e a pintada. Espécies comuns incluem a capivara e o jacaré-do-pantanal (caiman yacare). Desse ultimo, existem mais de 10 milhões de indivíduos, criando-se a maior concentração de crocodilianos do mundo.
Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Pantanal é considerado o maior santuário de vida selvagem da América do Sul.
